João Amorim
João Amorim é um cineasta especializado em documentários e conteúdo infantil. Dirigiu o longa “2012: Tempo de Mudança”, com David Lynch, Sting, Ellen Page e Gilberto Gil, e foi diretor de animação do filme “Chicago 10”, que abriu o Festival de Sundance em 2007 e lhe rendeu uma indicação ao Emmy em 2009. Trabalhou como diretor de animação em Nova York e como professor na NYU, Parsons e Academy of Art College. Entre seus projetos destacam-se as séries “É Coisa Nossa!”, “Manual de Sobrevivência para o Século 21”, com Marcos Palmeira, e “Bela Raízes”, com Bela Gil, além de sua atuação na produção da Vila Sésamo no Brasil entre 2014 e 2020. João dirigiu também 2 temporadas da série “Thiago & Ísis e os Segredos do Brasil”. Em 2024, lançou o documentário “Utopia Tropical”, com Celso Amorim e Noam Chomsky, em salas de cinema, e finalizou o longa “Thiago & Ísis e os Biomas do Brasil”, que teve pré-estreia no Festival do Rio. No mesmo ano, filmou a segunda temporada de “Manual de Sobrevivência para o Século XXI”, com previsão de lançamento em 2025 pelo Canal Futura.
João Amorim
Diretor/produtor
Sara Rocha
Sara Rocha é gestora e produtora audiovisual sediada no Distrito Federal. Fundadora da Saravá Audiovisual e sócia da Paloma Cinematográfica, produziu longas-metragens documentais premiados, como Anabazys, exibido no Festival de Veneza; Olho Nu, sobre Ney Matogrosso e exibido no Vision du Reel (Suíça); e Mr. Sganzerla, ganhador do prêmio de Melhor Filme no Festival Internacional É Tudo Verdade. No formato seriado, colaborou com “Retratos da Terra” e 3 temporadas do SerTão Glauber”. Na parceria com a Amorim Filmes, realizou 2 temporadas da série infantil “Thiago & Ísis e os Segredos do Brasil” e o longa Utopia Tropical. É presidente da BOX Companhia de Arte, responsável pela gestão compartilhada do Cine Brasília. Atuou como Coordenadora de Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal; e Diretora Executiva das 47a, 50a e 51a edições do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Foi Chefe de Gabinete e Diretora de Políticas Audiovisuais da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Integrou também a equipe de da EBC/TV Brasil como Gerente de Programas Especiais. Como Diretora-executiva do Tempo Glauber, liderou a restauração de longas e curtas metragens de Glauber Rocha, que foram exibidos nos Festivais de Cannes, Berlim, incorporado ao acervo do MoMA (NY), entre centenas de ações de difusão; além do tombamento do acervo do cineasta como Patrimônio de Interesse Público e Social, com transferência para a Cinema Brasileira.
Sara Rocha
Produtora Executiva
Carlos Duba
Carlos Duba, formado em Design, pela PUC RJ, e estudado desenho animado na Holanda (Rietveld Academie e Rijksacademie voor Beeldende Kunsten), é diretor de animação, de criação, cartunista, músico e animador, com foco em animação infantil e juvenil. Entre várias atividades, participou em várias edições do Anima Mundi – entre elas com o curta premiado “Não Fique Pilhado” (parceria com Vicente Amorim e João Amorim); animou série infantil holandesa “BeeHappy” (10 episódios), voltada à agricultura; criou e animou para o programa da Preta Gil “Vai e Vem”/canal GNT (16 animações); dirigiu e animou (junto com Fabiana Eglesias) mais16 animações para o longa de Adriana Dutra – “Fumando Espero”; dirigiu, criou e animou 3 DVDs infantis – Toquinho / Casa de Brinquedos, Chico e Vinícius para crianças, e O Que É O Que É? – para a Universal Music; 16 animações para o Longa-metragem “Ghetto Physics”, do diretor Will Arntz (USA ) ; animações para comerciais para TV (Super Mercado Unidos / Super Mercado Bramil); dirigiu, animou e compôs tema musical da série O Desafio do Elmo, da Vila Sésamo (26 episódios) estreado recentemente na TV Cultura e TV Brasil; atualmente, dirigindo as animações para a série “Manual de Sobrevivência para o Século 21”, de João Amorim, estrelada por Marcos Palmeira; assina a direção e animação de “Orozimba e o Oboé”; dirigiu e animou 2 episódios para a recente série Vivendo Juntos/ Vila Sésamo; fez as animações para os documentários de João Amorim, “Água e Cooperação”, “A Voz das Avós” e “Agroflorestar”, todos exibidos no CineBrasil TV.
Carlos Duba
Diretor de animação
Cesar Coelho
Cesar Coelho é um veterano da animação no Brasil. Começou sua carreira como ilustrador e ao longo de sua carreira produziu e dirigiu mais de 250 comerciais, vinhetas e aberturas de programas para clientes como a TV Globo, além de curtas-metragens premiados em festivais internacionais. Cofundador e diretor do ANIMA MUNDI – o maior festival de cinema de animação da América Latina – criou e coordena ANIMA FORUM, conferências sobre o desenvolvimento da indústria de animação brasileira. Além disso, foi diretor de animação em várias produções da Rede Globo, consultor junto ao comitê Rio2016 e é coordenador e coautor da edição do livro “Animation Now” publicado pela editora alemã Taschen.
Cesar Coelho
Diretor de animação
Fabio Brasil
Fabio Brasil é formado em roteiro e direção cinematográfica pela École Supérieure de Réalisation Audiovisuelle de Paris. Autor e diretor de curta metragens de ficção na França, dirigiu diversas séries de documentários e filmes educativos no Brasil, Moçambique e África Ocidental. Dirigiu e escreveu programas em canais como TV Brasil, GNT, Globonews, Space Channel, Futura, MTV e TV Globo. Como diretor de fotografia atuou em curtas metragem na França. Como autor-cineasta, acaba de ser contemplado pelo FSA PRODECINE 01 para realização de seu primeiro Longa-metragem de ficção Quarta-feira de cinzas. Mais recentemente foi diretor de fotografia em campanhas da Vila Sésamo e fotografou a série Manual de Sobrevivência para o século XXI com Marcos Palmeiras e ambos já pela Amorim Filmes.
Fabio Brasil
Roterista e Diretor
Gustavo Pastorino
Gustavo Pastorino é editor, diretor de fotografia e finalizador. Como editor, trabalha na série de TV “Manual de Sobrevivência para o Século XXI” e trabalhou na campanha política de Bismarck Maia para prefeitura de Aracati/CE. Anteriormente, como diretor de fotografia e finalizador, fez trabalhos como os curta metragens “Gaia e os Deuses” projeto da Isabela Rocha da banda InNatura, ex Natiruts (2015), “Banalidades” (2016) e os “Jogos ParaPan Americanos de Toronto” (2015), além de publicidades, documentários, eventos e videoclipes.
Gustavo Pastorino
Supervisor de Pós-Produção
João Santiago
João Santiago, graduado em Publicidade e Propaganda no ano de 2015. Nascido e criado em Brasília, atua no mercado Audiovisual há mais de 6 anos, passando pelas funções de montagem, animação, fotografia e direção. Atualmente exerce a função de montador e animador em produções de longas-metragens e séries documentais, obras de ficção e filmes publicitários. Assina a montagem da primeira temporada da série “Thiago & Ísis e os Segredos do Brasil”, com exibição prevista em 2022 pela EBC e Rede Pública de Televisão.
João Santiago
Editor
Isaac Braz
Isaac Braz, formado Artes Visuais e Tecnologia da Imagem. Cartunista, animador, character designer e diretor de animação; atuando desde 2003 no mercado audio visual através de curtas e médias metragens, comerciais para tv e documentários institucionais. Participou de festivais nacionais e internacionais com os filmes: Do You Love Me (2007) e Não Seja Quadrado (2015), onde atuou como diretor e animador. Trabalhou como animador em filmes e séries como: “Aurora Sem Dia”, “Tita e Seus Amigos”, para a empresa Toscographics; “Galeria Tatu”, de Marcos Magalhães; “Vila Sésamo”, “Orozimba e Oboé” e “Manual do Mundo” para AMORIM FILMES. Animou em peças publicitárias, como: vinhetas da Multishow e Parental Control/ABTA, para a empresa GLOBOSAT; e vinheta da marca “Reserva”. Animou a abertura do especial do programa de tv “Sai de Baixo”, para a empresa GLOBOSAT, e a abertura do documentário “No Balanço de Kelly”, de André Weller. Trabalhou como character designer nos projetos: “Procura-se Hugo”, “Galeria Tatu” e “As Novas Aventuras do Kaiser”, de Marcos Magalhães; e Control/ABTA, para a empresa GLOBOSAT. Atuou como ministrante da palestra e workshop denominada “Portfólio”, à convite da Fundação Cultural do Pará; e foi professor temporário da disciplina complementar “FAEI” na Universidade da Amazônia.
Isaac Braz
Supervisor de Animação
Rafaela Camelo
Rafaela Camelo é diretora e roteirista brasiliense formada em Audiovisual pela UnB e pós-graduada em roteiro pela FAAP. Estreia o seu primeiro longa, “A Natureza das Coisas Invisíveis”, coprodução Brasil e Chile, na Berlinale 2025. Foi uma das roteiristas de “Betinho: No Fio da Navalha” para a Globoplay em 2024. Fez ainda séries documentais, como “Bela Raízes” para o Canal Futura e “Manual de Sobrevivência para o Século XXI” para o CineBrasilTV, ambas em 2018. É integrante da Rede Paradiso desde 2019, quando recebeu o prêmio Cabíria de melhor roteiro de longa. Com o curta “As Miçangas”, co-dirigido com Emanuel Lavor, foi selecionada para a Berlinale 2023 e ganhou os prêmios de melhor curta no 36o Film Fest Dresden e Panorama Coisa de Cinema. Antes disso, “O Mistério da Carne”, curta que escreveu e dirigiu, foi selecionado para Sundance 2019 e ganhou os prêmios de melhor filme no Biarritz Amérique Latine e no Fest New Directors New Films. Participou de laboratórios como Produire au Sud e BrLab, sendo ganhadora do prêmio principal do BAL-Lab 2019 (França). Participou do programa Latino Americano do Berlinale Talents em 2021. Em 2023, foi apontada pela Variety como um dos novos talentos do cinema brasileiro. Foi selecionada para a mostra Generation do Festival de Cinema de Berlin 2025.
Rafaela Camelo
Roteirista/Diretora
Alice Chaves
Alice Chaves é formada em Cinema e Audiovisual pela ESPM-Rio e atua como assistente de produção, com ênfase em editais e circuitos de festivais. Atualmente, integra a equipe da Amorim Filmes, produtora brasiliense voltada para a criação de conteúdos educativos e socioambientais. Com experiência na coordenação de inscrições em editais públicos e privados, bem como no planejamento estratégico de circulação em festivais, Alice contribui ativamente para o desenvolvimento e a difusão de projetos audiovisuais independentes com foco em impacto social. Na Amorim Filmes, participa da realização de documentários, curtas-metragens e séries educativas, colaborando diretamente com diretores, produtores e parceiros institucionais.
Alice Chaves
Assistente de ProduçãoColaboradores
Fiilipe Rasta
Filipe Lopes Teixeira, conhecido como Filipe Rasta é produtor musical e sócio da produtora Ollie Sound Branding. Atua no mercado audiovisual há mais de 25 anos, tendo assinado trilhas para grandes filmes brasileiros, como: Meu Nome Não é Johnny, De Pernas Pro Ar, Candidato Honesto, Sonhos Roubados, O Concurso, Amor Sem Medida, Uma Loucura de Mulher, O Amor dá Trabalho, Rodeio Rock, entre outros. Assinou trilhas de documentários premiados como Luz Acesa e Utopia Tropical, também fez trilhas para grandes série de TV e streaming, além de muitos trabalhos infantis e de publicidade.
Fiilipe Rasta
Trilha Sonora
Gabriel Pinheiro
Gabriel Pinheiro iniciou sua carreira em 1996 nos estúdios MegaRJ, onde trabalhou por 3 anos com música e pós-produção de som. Como freelancer, trabalhou para produtoras como a VideoFilmes (6 Histórias Brasileiras, Babilônia 2000) e Conspiração (Chico e as Cidades). De 2001 a 2012, comandou o estúdio da Biscoito Fino, mantendo o trabalho de pós-produção para TV e cinema em paralelo. Durante esse período, foi indicado 3 vezes ao Grammy Latino na categoria engenharia de som. Vencedor de 2 Latin Grammys (2017 e 2018). Atualmente, trabalha em seu próprio estúdio, o Realejo Digital, localizado no Horto (Jardim Botânico), que conta com o melhor dos sistemas analógicos e digitais, e uma equipe focada em pós-produção para TV e cinema.
Gabriel Pinheiro
Mixagem de Som
Thiago Correia
Thiago Correia é formado em Artes Visuais e Tecnologia da Imagem, com especialização em Digital Compositing, Motion Design e Edição de Vídeo. Atua no mercado audiovisual desde 2005, com experiência em comerciais publicitários, programas de televisão, documentários institucionais e curtas-metragens de animação. Desde 2016, colabora com a Amorim Filmes, participando de diversos projetos, entre eles: “Orozimba e Oboé”, “Bela Raízes”, “Vila Sésamo”, “Thiago & Ísis” (1ª e 2ª temporadas, além do filme) e “Manual de Sobrevivência para o Século 21” (1ª e 2ª temporadas).
Thiago Correia
Motion Graphics
Chris Ferreira
Chris Ferreira, 23, is Brazilian and studied at the University of the Algarve in Portugal. She works as a visual artist with a focus on storyboarding and illustration, and is part of the Amorim Filmes team. Her work contributes directly to the visual and narrative development of audiovisual projects, collaborating in the construction of the aesthetic language of series, documentaries, and educational content. With a sensitive and detail-oriented approach, Chris combines technical skill and creativity to translate scripts into images, actively participating in the pre-production process and the artistic development of each piece.
Chris Ferreira
Storyboard
Regina Negrini
A Embarcação Cultural é uma produtora de conteúdo para TV, Cinema, Multimeios e Teatro. Fundada em 2007 pelos roteiristas, dramaturgos e professores Antonio Arruda e Regina Negrini; desenvolve projetos de grande relevância no meio da dramaturgia brasileira e internacional, alguns deles: série de animação Miss Brushes Art Academy (Sinlogo e Sesame Studios), o game Quem Quer ser um Milionário, Cladeirão do Huck (Floresta Filmes e TV Globo), Campanha Publicitária Colégio Positivo, apresentação Patrícia Poeta (Pé da Letra e Tech and Soul), Sésamo 2017 (TV Cultura e TV Brasil); roteiro e redação final da série de animação Planeta Palavra (Conspiração Filmes); QI Game Show (Libertá Filmes e TV Cultura); segunda temporada Igarapé Mágico (TV Brasil e Dogs Can Fly); Quintal da Cultura e Era Uma Vez No Quintal- vencedor do prêmio APCA ( ambos TV Cultura); série de animação O Desafio de Elmo – exibido em 9 países (Amorim Filmes, Sésamo Workshop e Metlife Foundation); Traquitana (TV Cultura e Bic); campanha mundial da Sésamo contra o Zika Vírus (Amorim Filmes, Sesame Workshop e Unesco); mini-doc Vivendo Juntos na Maré (Amorim Filmes, Sesame Workshop, Bernard Von Leer Foundation); curadoria do canal da Vila Sésamo no Youtube, autores e criadores da série de animação Orozimba e o Oboé (Amorim Filmes e Chamon Produções).
Regina Negrini
Roteirista
Julia Tomchinsky
Julia Tomchinsky é mestre em educação pela Faculdade de Educação da USP (2011) com foco em Cultura, Organização e Educação. Bacharel/Licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente Diretora de Educação e de Impacto Social da Sésamo no Brasil, e atua como professora universitária na Universidade Nove de Julho. Tem experiência para coordenação de ações, projetos e programas de educacionais e de engajamento comunitário. Coordenou diversas equipes interdisciplinares de estudo e pesquisa para intervenção pedagógica e mobilização social, com ênfase na formação de professores e familiares, e no exercício da cidadania desde a infância. Já mediou processos participativos de planejamento, formação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de educação, meio ambiente e direitos humanos. Também organizou encontros, seminários, conferências e fóruns locais, regionais e internacionais. Além disso, desenvolveu conteúdo para jogos educativos, materiais paradidáticos e didáticos, audiovisuais. Coordenou processos de engajamento da sociedade civil e de educadores para observação, registro e sistematização de práticas educativas inovadoras. Durante oito anos atuou como coordenadora de programas e projetos no Instituto Paulo Freire – São Paulo (SP). Publicou livros e artigos para a formação de professores sobre diversas temáticas, incluindo o exercício da cidadania desde a infância, educação para sustentabilidade e educação lúdica.
