
João Amorim

João Amorim é um cineasta especializado em documentários e conteúdo infantil. Dirigiu o longa “2012: Tempo de Mudança”, com David Lynch, Sting, Ellen Page e Gilberto Gil, e foi diretor de animação do filme “Chicago 10”, que abriu o Festival de Sundance em 2007 e lhe rendeu uma indicação ao Emmy em 2009. Trabalhou como diretor de animação em Nova York e como professor na NYU, Parsons e Academy of Art College. Entre seus projetos destacam-se as séries “É Coisa Nossa!”, “Manual de Sobrevivência para o Século 21”, com Marcos Palmeira, e “Bela Raízes”, com Bela Gil, além de sua atuação na produção da Vila Sésamo no Brasil entre 2014 e 2020. João dirigiu também 2 temporadas da série “Thiago & Ísis e os Segredos do Brasil”. Em 2024, lançou o documentário “Utopia Tropical”, com Celso Amorim e Noam Chomsky, em salas de cinema, e finalizou o longa “Thiago & Ísis e os Biomas do Brasil”, que teve pré-estreia no Festival do Rio. No mesmo ano, filmou a segunda temporada de “Manual de Sobrevivência para o Século XXI”, com previsão de lançamento em 2025 pelo Canal Futura.
João Amorim
Diretor/produtor
Sara Rocha

Sara Rocha é gestora e produtora audiovisual sediada no Distrito Federal. Fundadora da Saravá Audiovisual e sócia da Paloma Cinematográfica, produziu longas-metragens documentais premiados, como Anabazys, exibido no Festival de Veneza; Olho Nu, sobre Ney Matogrosso e exibido no Vision du Reel (Suíça); e Mr. Sganzerla, ganhador do prêmio de Melhor Filme no Festival Internacional É Tudo Verdade. No formato seriado, colaborou com “Retratos da Terra” e 3 temporadas do SerTão Glauber”. Na parceria com a Amorim Filmes, realizou 2 temporadas da série infantil “Thiago & Ísis e os Segredos do Brasil” e o longa Utopia Tropical. É presidente da BOX Companhia de Arte, responsável pela gestão compartilhada do Cine Brasília. Atuou como Coordenadora de Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal; e Diretora Executiva das 47a, 50a e 51a edições do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Foi Chefe de Gabinete e Diretora de Políticas Audiovisuais da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Integrou também a equipe de da EBC/TV Brasil como Gerente de Programas Especiais. Como Diretora-executiva do Tempo Glauber, liderou a restauração de longas e curtas metragens de Glauber Rocha, que foram exibidos nos Festivais de Cannes, Berlim, incorporado ao acervo do MoMA (NY), entre centenas de ações de difusão; além do tombamento do acervo do cineasta como Patrimônio de Interesse Público e Social, com transferência para a Cinema Brasileira.
Sara Rocha
Produtora Executiva
Carlos Duba

Carlos Duba, formado em Design, pela PUC RJ, e estudou animação na Holanda (Rietveld Academie/Rijksacademie), é diretor de animação, de criação, cartunista, músico e animador. Participou de diversas edições do Anima Mundi – entre elas com o curta premiado “Não Fique Pilhado” (parceria com Vicente Amorim e João Amorim -2000); animou série infantil holandesa “BeeHappy”; criou e animou para o programa da Preta Gil “Vai e Vem”/canal GNT; dirigiu e animou maisanimações para o longa de Adriana Dutra – “Fumando Espero”; Dirigiu, criou e animou 3 DVDs infantis – Toquinho / Casa de Brinquedos, Chico e Vinícius para crianças, e O Que É O Que É? – para a Universal Music; Criou animações para o Longa-metragem “Ghetto Physics”, do diretor Will Arntz (USA) ; Animou e compôs tema musical da série O Desafio do Elmo, da Vila Sésamo (26 episódios) estreado recentemente na TV Cultura e TV Brasil; atualmente, dirigindo as animações para a série “Manual de Sobrevivência para o Século 21”, de João Amorim, estrelada por Marcos Palmeira; assina a direção e animação de “Orozimba e o Oboé”; Trabalha com João Amorim desde 1999, e na Amorim Filmes desde a Fundação em 2011.
Carlos Duba
Diretor de animação
Rosana Teixeira

Rosana Teixeira é formada em Comunicação Social pela Universidade Católica de Brasília em 2000, e pós-graduada em Assessoria em Comunicação Pública pelo IESB em 2006. Atua há mais de 15 anos no mercado audiovisual nacional. Trabalhou em áreas como coordenação de produção; direção de produção de documentários, de sets de publicidade e cinema; pesquisa, criação e desenvolvimento de projetos; entre outras áreas, o que contribuiu para uma formação técnica, com entendimento e domínio do processo produtivo como um todo. Trabalhou em produtoras como Cara de Cão Filmes e Fabrika. Durante dois anos, liderou o departamento de RTVC da agência de publicidade nova/sb, em Brasília, e ajudou a abrir o mercado audiovisual local para polos produtivos como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná etc. Atualmente assina a produção executiva de finalização da série “Manual de Sobrevivência para o Século XXI” vivenciada pelo ator Marcos Palmeira e dirigida por João Amorim.
Rosana Teixeira
Produtora executiva
Luis Felipe Brewer

Luis Felipe Brewer é venezuelano e mora em Brasília desde 2009. Formado em Engenharia de Áudio pela Audio Engineer Society e em Cinema pelo IESB, se especializou em edição e finalização de filmes. Trabalhou durante seis anos na Produtora Cine Group e Coordenou o Departamento de Pós Produção na Produtora Me Gusta. Principais séries como montador: “Manual de Sobrevivência para o Século XXI” com estreia prevista para junho/2017 no Canal Cine Brasil TV; “Nova África” veiculada no Canal Brasil em 2014; “Futura Profissão” e “Turma da Robótica” ambos exibidos no Canal Futura. Desde 2016 tem sido principal editor da Amorim Filmes.
Luis Felipe Brewer
Editor
Isaac Braz

Isaac Braz, formado Artes Visuais e Tecnologia da Imagem. Cartunista, animador, character designer e diretor de animação; atuando desde 2003 no mercado audio visual através de curtas e médias metragens, comerciais para tv e documentários institucionais. Trabalhou como animador em filmes e séries como: “Aurora Sem Dia”, “Tita e Seus Amigos”, para a empresa Toscographics; “Galeria Tatu”, de Marcos Magalhães;Animou em peças publicitárias, como: vinhetas da Multishow e Parental Control/ABTA, para a empresa GLOBOSAT; Trabalhou como character designer nos projetos: “Procura-se Hugo”, “Galeria Tatu” e “As Novas Aventuras do Kaiser”, de Marcos Magalhães; e Control/ABTA, para a empresa GLOBOSAT. Desde 2015 trabalha na Amorim Filmes tendo participado de projetos como: “Vila Sésamo”, “Orozimba e Oboé” e “Manual de Sobrevivência para o Século 21”.
Isaac Braz
Supervisor de Animação
Rafaela Camelo

Rafaela Camelo é roteirista e produtora executiva formada em Audiovisual pela Universidade de Brasília, com prêmios para roteiro e direção de curta-metragem. Roteirizou a série documental “Manual de Sobrevivência para o Século XXI”, apresentada por Marcos Palmeira e dirigida por João Amorim, que irá estrear no canal CineBrasilTV em 2017. Roteirizou e dirigiu o piloto de série de ficção “Sem Cerimônia”, premiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do GDF. É autora do curta-metragem “A arte de andar pelas ruas de Brasília”, exibido em diversos festivais internacionais como o de Havana e Frameline, em São Francisco, e ganhador de prêmios, entre eles, Troféu Câmara no Festival de Brasília. É Produtora Executiva na Roquette Pinto, atuando na gestão de conteúdos educativos para múltiplas plataformas e no desenvolvimento de projeto e formatos audiovisuais para a TV Escola, canal do Ministério da Educação.
Rafaela Camelo
Roteirista
Pedro Sangeon

Pedro Sangeon é brasiliense, artista visual, urbano e ilustrador. Depois de cursar a faculdade de Artes Visuais da UnB foi para a Europa onde viveu por 7 anos produzindo desenhos e ilustrações para livros. Lá começou a desenvolver o caminho que trilha hoje na arte, entre ilustrações autorais e a arte urbana. Assina suas intervenções na rua como PSAN e seu trabalho mais conhecido é o projeto GURULINO – série de ilustrações que transitam entre o comic, animação, vídeo-game e a street art. A quase dois anos é ilustrador do Correio Braziliense, onde pública ilustração dominicais do projeto Gurulino. Seus trabalhos de arte urbana, estão espalhados por cidades do Brasil e do mundo, como Rio de Janeiro, Barcelona, Berlim e Nova York. Atualmente vive e trabalha em Brasília. Publica de forma independente seus desenhos em feiras de arte e ilustração da cidade, é Anfitrião da Rota de Arte Urbana do Experimente Brasília. Criou os personagens para as séries da Amorim Filmes: Manual de Sobrevivência para o Século 21, Orozimba e o Oboé, Tom e Sophie no mundo dos Monstros entre outros.
Pedro Sangeon
Ilustrador
Gustavo Pastorino

Gustavo Pastorino é editor, diretor de fotografia e finalizador. Como editor, trabalha na série de TV “Manual de Sobrevivência para o Século XXI” e trabalhou na campanha política de Bismarck Maia para prefeitura de Aracati/CE. Anteriormente, como diretor de fotografia e finalizador, fez trabalhos como os curta metragens “Gaia e os Deuses” projeto da Isabela Rocha da banda InNatura, ex Natiruts (2015), “Banalidades” (2016) e os “Jogos ParaPan Americanos de Toronto” (2015), além de publicidades, documentários, eventos e videoclipes.
Gustavo Pastorino
Assistente de Edição
Guilherme Maculan

Guilherme Maculan, é formado em Publicidade e Propaganda pelo UNICEUB. Como Assistente de Produção na Amorim Filmes é responsável por coordenar junto aos prestadores de serviços o desenvolvimento dos projetos propostos pela Amorim, com a mais preciso controle. Foi Assistente de Produção na produção da nova Temporada da Vila Sésamo. Trabalhou também como operador de Drone na fase de pré produção do Manual de Sobrevivência para o Século 21.
Guilherme Maculan
Assistente de ProduçãoColaboradores

Thiago Cruz de Negreiros

Thiago Cruz de Negreiros se formou em 2006 em Publicidade pela Universidade de Brasília. Tem experiência em redação publicitária, criação de vídeos institucionais e desde 2011 anos trabalha como roteirista para a TV aberta, escrevendo para programas como CQC (BAND) e Legendários (RECORD TV), apresentado por Marcos Mion. Com facilidade para o humor, já escreveu textos e esquetes para comediantes consagrados, como Danilo Gentili, Rafinha Bastos e Marco Luque, dentre outros. Se destaca pela experiência em aliar a escrita cômica com o material educativo, trabalhou como roteirista para o programa Sésamo (produzido pela Sesame Workshop para a TV Cultura em 2016) e também em um projeto para o Youtube conhecido como “Operação Cerrado” (2011), que ensinava para crianças matérias do conteúdo de Ciências e Biologia de forma divertida.
Thiago Cruz de Negreiros
Roteirista
Fabio Brasil

Fabio Brasil é formado em roteiro e direção cinematográfica pela École Supérieure de Réalisation Audiovisuelle de Paris. Autor e diretor de curta metragens de ficção na França, dirigiu diversas séries de documentários e filmes educativos no Brasil, Moçambique e África Ocidental. Dirigiu e escreveu programas em canais como TV Brasil, GNT, Globonews, Space Channel, Futura, MTV e TV Globo. Como diretor de fotografia atuou em curtas metragem na França. Como autor-cineasta, acaba de ser contemplado pelo FSA PRODECINE 01 para realização de seu primeiro Longa-metragem de ficção Quarta-feira de cinzas. Mais recentemente foi diretor de fotografia em campanhas da Vila Sésamo e fotografou a série Manual de Sobrevivência para o século XXI com Marcos Palmeiras e ambos já pela Amorim Filmes.
Fabio Brasil
Diretor
Regina Negrini

A Embarcação Cultural é uma produtora de conteúdo para TV, Cinema, Multimeios e Teatro. Fundada em 2007 pelos roteiristas, dramaturgos e professores Antonio Arruda e Regina Negrini; desenvolve projetos de grande relevância no meio da dramaturgia brasileira e internacional, alguns deles: série de animação Miss Brushes Art Academy (Sinlogo e Sesame Studios), o game Quem Quer ser um Milionário, Cladeirão do Huck (Floresta Filmes e TV Globo), Campanha Publicitária Colégio Positivo, apresentação Patrícia Poeta (Pé da Letra e Tech and Soul), Sésamo 2017 (TV Cultura e TV Brasil); roteiro e redação final da série de animação Planeta Palavra (Conspiração Filmes); QI Game Show (Libertá Filmes e TV Cultura); segunda temporada Igarapé Mágico (TV Brasil e Dogs Can Fly); Quintal da Cultura e Era Uma Vez No Quintal- vencedor do prêmio APCA ( ambos TV Cultura); série de animação O Desafio de Elmo – exibido em 9 países (Amorim Filmes, Sésamo Workshop e Metlife Foundation); Traquitana (TV Cultura e Bic); campanha mundial da Sésamo contra o Zika Vírus (Amorim Filmes, Sesame Workshop e Unesco); mini-doc Vivendo Juntos na Maré (Amorim Filmes, Sesame Workshop, Bernard Von Leer Foundation); curadoria do canal da Vila Sésamo no Youtube, autores e criadores da série de animação Orozimba e o Oboé (Amorim Filmes e Chamon Produções).
Regina Negrini
Roteirista
Leonardo Delvage

Radialista formado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2012. Desde 2014 é roteirista do programa Legendários com Marcos Mion, na Rede Record. E foi roteirista da nova versão do programa infantil “Sésamo”, produção da Sesame Workshop em parceria com a TV Cultura e TV Brasil. Já atuou também como assistente de produção e produtor criativo. É cocriador do projeto Ticolicos, atualmente veiculado no youtube e em aplicativos. Atua no desenvolvimento de novos formatos, ao lado da equipe, e é responsável pela criação, construção e manipulação dos bonecos do canal.
Leonardo Delvage
Roteirista
Bruno Sant’Ana

Bruno Sant’Ana é Formado em Mídias Digitais e Cinema pelo IESB. Músico e engenheiro de som; atua nas áreas de edição, mixagem, sonoplastia e masterização há mais de 6 anos. Principais trabalhos: “Manual de Sobrevivência para o Século XXI”; “Almanaque Saúde”, “Turma da Robótica” ambos veiculados no Canal Futura.
Bruno Sant’Ana
Sonoplastia e mixagem
Elder Miranda – Junneras

Elder Miranda Junior, mais conhecido por Junneras, atua no mercado audiovisual desde 1998. Começou sua profissão como técnico cinematográfico e com o tempo e experiências adquiridas, assumiu funções de diretor de fotografia e operador de steadcam. Participou de 4 longas metragens, entre eles “O Outro Lado do Paraíso”, mais de 45 curtas metragens, e assina direção de fotografia de 4 séries, entre ela “Futura Profissão” veiculada no Canal Futura, e “Manual de Sobrevivência para o Século XXI” de João Amorim, que será lançada em junho de 2017.
Elder Miranda – Junneras
Diretor de Fotografia
Felipe Reinheimer

Diretor de fotografia com mais de 50 créditos em longa metragens no departamento de câmera, especialista em documentário, ficção e publicidade.
Dentre os créditos estão:
“Terapia” 2017
“Soundtrack” 2016
“Julia é o Cara” 2016
“O Homem da Raia do Canto” 2016
“Água Limpa” 2015
“Dupla Identidade” 2014
“Helio Oiticica” 2013
“Online When I Dance” 2010
Felipe Reinheimer
Diretor de Fotografia
Miguel Lindenberg

Ainda no curso de cinema da UFF, foi assistente do documentarista Silvio Tendler com quem trabalhou até 2006, quando foi fazer especialização em fotografia na Escola Louis Lumière. Freelancer desde então trabalhou como Fotógrafo e Operador de Camera em séries, curtas e longas metragens e, a partir de 2012, também como operador de steadicam.
Breve CV fotografia:
Série: Manual de Sobrevivência no século XXI, Saideira, Greg News, Olho Mágico.
Curta: Hora Extra, Menino Peixe, Fome, Um traço teu, No Armário.
Longa: Sorria, você está sendo filmado. Som, Sol e Surfe. Meu bloco na rua.
Breve CV Operação de Steadi e Camera:
Paraíso Perdido, Alemão, Aspirantes, Uma noite não é nada, Entre Abelhas, Mate-me por favor, Confissões de adolescente, Polidoro, Morro dos prazeres, Divinas Divas, Crônica de uma Demolição.
Miguel Lindenberg
Diretor de Fotografia
Julia Tomchinsky

Mestre em educação pela Faculdade de Educação da USP (2011) com foco em Cultura, Organização e Educação. Bacharel/Licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente Diretora de Educação e de Impacto Social da Sésamo no Brasil, e atua como professora universitária na Universidade Nove de Julho. Tem experiência para coordenação de ações, projetos e programas de educacionais e de engajamento comunitário. Coordenou diversas equipes interdisciplinares de estudo e pesquisa para intervenção pedagógica e mobilização social, com ênfase na formação de professores e familiares, e no exercício da cidadania desde a infância. Já mediou processos participativos de planejamento, formação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de educação, meio ambiente e direitos humanos. Também organizou encontros, seminários, conferências e fóruns locais, regionais e internacionais. Além disso, desenvolveu conteúdo para jogos educativos, materiais paradidáticos e didáticos, audiovisuais. Coordenou processos de engajamento da sociedade civil e de educadores para observação, registro e sistematização de práticas educativas inovadoras. Durante oito anos atuou como coordenadora de programas e projetos no Instituto Paulo Freire – São Paulo (SP). Publicou livros e artigos para a formação de professores sobre diversas temáticas, incluindo o exercício da cidadania desde a infância, educação para sustentabilidade e educação lúdica.
Julia Tomchinsky
Consultora em Pedagogia
Daniel Lavenere

Além de fotógrafo still, é especialista em direção de arte para internet. Possui grande experiência em marketing digital, novas tecnologias, planejamento, gerência, criação e desenvolvimento de sites. Sua atuação como profissional é bastante diversificada. Já foi diretor de arte de grandes agências de publicidade, como a McCANN Erickson do Brasil, e atuou como programador visual, fotógrafo e web designer no Governo Federal durante 15 anos (Ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia).