Em 1972, as crianças brasileiras passaram a acompanhar a rotina da Vila Sésamo. A versão nacional do programa americano mostrava o convívio entre bonecos esquisitos e personagens de carne e osso, interpretados por atores tarimbados como Sônia Braga e Aracy Balabanian.
Transmitida até 1977 na Globo, a série infantil marcou a história da TV ao apostar em sequências de quadros educativos. Nos Estados Unidos, ainda é exibida — são mais de trinta coproduções pelo mundo. Em 2007, a atração voltou repaginada às telas da TV Cultura, canal envolvido também na primeira adaptação. Teve capítulos inéditos durante o ano, reprisados até hoje.
Uma década depois, os monstrinhos retornam à cena na mesma emissora e na TV Brasil, com um investimento de mais de 1,7 milhão de reais. Serão 52 episódios de cerca de 26 minutos, levados ao ar a partir do dia 6, às 13 horas, de segunda a sábado, na TV Cultura.
O objetivo principal é o mesmo das temporadas antigas. “Queremos contribuir para a educação da nova geração”, afirma João Amorim, representante da empresa Sesame Workshop no país. Temas atuais como diversidade de gênero e tecnologia serão abordados.
Nesta nova empreitada, vale destacar a presença de famosos em alguns episódios, entre eles a chef natureba Bela Gil, a cantora Negra Li e o humorista Gregorio Duvivier. Sônia Braga chegou a ser convidada, mas não pôde participar. “Gravei com muito amor e carinho”, conta a (sempre fofa) cozinheira Palmirinha, que ensinou uma receita de bolo. “No passado, eu trabalhava muito, mas ficava tranquila ao saber que minhas filhas estavam em casa assistindo a Vila Sésamo.”
Todos os bonecos são confeccionados nos Estados Unidos. Interpretar o faminto Come-Come requer a sincronia de dois manipuladores — um mexe a boca e a mão esquerda; o outro, o braço direito. Garibaldo aparecerá somente nos trechos com cenas estrangeiras dubladas.
Por ter escala humana, não se mostrava compatível com o cenário, elevado a 1,40 metro do chão para facilitar a movimentação dos fantoches. Elmo será interpretado pela primeira vez por uma mulher, a dubladora Kelly Guidotti. “Gosto tanto da série que fiz minha festa de 31 anos com o tema Vila Sésamo”, diz ela, hoje com 36.
Matéria completa no site Veja São Paulo